sábado, 16 de fevereiro de 2013

Degustar e Viajar

PARA DEGUSTAR E VIAJAR


Como sempre falo aos meus amigos, uma viagem começa muito antes da data do embarque e termina muito tempo depois do desembarque e da chegada em casa. Para mim, comer e viajar são conjugados concomitantemente, nada melhor do dedicar horas na escolha dos restaurantes, nas comidas que deveremos apreciar em um determinado roteiro ou lugar escolhido. Sempre que elaboramos um roteiro procuramos saber os restaurantes que iremos, os mercados que deverão ser visitados, os pratos típicos, enfim, o que há de melhor na região em termos de culinária. Lógico que a comida de casa, a comida caseira, o feijão com arroz do dia a dia tem seu lugar no nosso paladar, mas, como não senti saudades e lembrarmos das receitas e ingredientes que degustamos em um determinado roteiro de viagem? Sempre que viajo, e este é um conselho que sempre falo, tente apagar da sua memória gustativa a comida de casa, a comida do dia a dia, pois caso contrário você irá se frustrar. Tente não levar a sua rotina para uma viagem nem tampouco sua memória gustativa, dando margem a experimentos de novos ingredientes, novos sabores para então ao voltar para casa, tentar reproduzir o apreciamos em nosso roteiro, tentado adapatá-lo, para então dividir e celebrar com os amigos. Foi pensando desta forma que tentei reproduzir algumas receitas apreciadas no Tour que fizemos pela Califórnia. Convém salientar que não sou nenhum chef nem tampouco um cozinheiro e sim um gourmant.



Este é o Restaurante Bouchon em Yountville do famoso Chef Thomas Keller



Restaurante 3 estrelas do Guia Michelin. O chef Thomas Keller, a.k.a Per Se e The French Laundry, único norte-americano com três estrelas Michelin, é conhecido por apoiar pequenos fazendeiros e por sua famosa horta (que fica em frente ao French Laundry, na Califórnia), de onde saem os seus melhores ingredientes. Keller, curiosamente, gosta mesmo é da culinária descomplicada dos pequenos bistrôs e foi por isso que nasceu o Bouchon (o livro e o restô). Receitas tradicionais, ingredientes simples e preparos nem tanto são o mote do livro. Vale a leitura. E não deixe de fazer uma visitinha a Keller, de preferência, a todos os seus endereços.


Este e livro de Culinária do Chef Thomas Keller do Bouchon.



Vizinho ao Bouchon encontramos a Bakery do Bouchon



Bouchon Bakery

Esta foi a entrada que pedimos: Terrine de Foie de Volaille chicken liver mousse served with toasted baguette

No Bouchon o pão é servido com guardanapo diretamente em cima do cobre-manchas de papel manteiga ladeados por mostarda Dijon e manteiga com sal defumado. Nada sofisticado, porém de bom gosto.





O cardápio do Bouchon é de papel manteiga e enrolado no guardanapo de tecido



O Serviço de Garçons e cumins é impecável.


Este foi o prato escolhido por mim. Um clássico da culinária francesa e uma das receitas mais apreciada pelo Chef Thomas Keller: Poulet Rôti
roasted chicken, whole grain mustard spaetzle, trumpet mushrooms & butternut squash with sauce Forestière.


Como dizia Julia Child com seu jeito original e bem humorado, com um largo sorriso e um sonoro “Bon Appétit”, que ela conquistou de “simples mortais”, ávidos por aprender a cozinhar, a célebres nomes da gastronomia mundial.



O Spaetzle de mostarda com alguns legumes e cogumelos acompanha este prato, e então você deve estar se perguntando, como o spaetzle, uma espécie de massa de nhoque, esta acompanhando um prato da clássica culinária francesa? Pois sabemos que o spaetzle é de origem alemã e húngara. Bem, já respondo, mas antes vale mencionar que o Spaetzle veio acompanhando diversos pratos em restaurantes que visitamos nesta região do Napa. Como é sabido a região berço da Nouvelle cuisine Francesa é a Alsácia, mais precisamente, Estrasburgo, que outrora já foi possessão alemã, dai então o costume de se usar o Spaetzle como acompanhamento nos pratos da culinária francesa. A respeito da Nouvelle Cuisine, vale mencionar que esta nova proposta a clássica culinária francesa envolve toda uma percepção aos diversos sentidos, harmonizando o cheiro, o sabor, a visualização da presentação do prato, criando portanto um conjunto sensorial de harmonização a proposta da culinária apresentada.


Links sugeridos:

1.
2.
3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário