quarta-feira, 2 de junho de 2010

Paella Valenciana


A paella (em castelhano e catalão) é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes na comunidade de Valência - daí que em Portugal seja comummente conhecido como Arroz à Valenciana.
Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de
Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época.

Ingredientes:

250g de Camarão tipo G da Netuno

200g de polvo (comprados congelados ou comprado congelado e preparado conforme receita abaixo para então produzir o caldo de polvo)

200g de lulas em rodelas ( compradas congeladas e limpas ou compradas inteiras)

200g Macunin

200g Mexilhão

Ostras frescas congeladas

alguns pistilhos de açafrão

Açafrão Carmecita em sachê

Caldo de Polvo 500ml

Caldo de camarão em tablete com feito com as cabeças de camarões 500ml

2 colheres de sopa de cebola em cubos

2 a 3 colheres de salsa em rodelas

100ml de vinho branco seco

2 xícaras de Arroz

Modo de Preparo

Primeiro colocados 3 colheres de sopa de azeite na paella (panela) e fritamos as cebolas e o salsão. Colocamos o polvo para fritar e em seguida o arroz. Fritamos por 2-3 minutos e colocamos o vinho aos poucos.

A seguir colocamos o caldo de polvo junto com o caldo de camarão a medida que o arroz vai secando. O próximo passo é a colocação de alguns pestilhos de açafrão e um sachê de açafrão.

Colocamos então os frutos do mar previamente salgados (pouco sal pois o caldo de camarão e clado de polvo já são salgados previamente.

A medida que a paella vai cozinhando colocamos o caldo de polvo. No final colocamos os pimentões e o camarão pistola para enfeite.

Os camarões que são colocados em cima da paella são previamente cozidos com azeite e sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário