segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Domingo é dia de Culinária

E então? Hoje é Domingo? Então é dia de ir para cozinha e aprontar verdadeiras delicias da culinária. Visitando São Paulo, ainda este ano, fomos a um dos melhores bistrôs franceses da cidade e, de início pedimos um Dry Martini -dizem que é o melhor dry de São Paulo. Não sei, mesmo porque eu nunca tomei outro. Então, se provamos o melhor Dry não tenho certeza, mas que foi caro, foi: R$ 27,00. Bem, sentamos à mesa, pedimos algumas entradas e logo descartei o couvert. Partimos para o meu prato principal: Blanquette de veau a l´ancienne. Trata-se de um prato de cordeiro com o molho aveludado, acompanhado de fettutine. Em breve mostrarei o prato e postarei a receita. Após deliciar o prato principal pedimos o menu de sobremesas. Após ler e reler sobre as diversas sugestões, encantei-me por uma: Pain Perdu. E, tamanha surpresa se deu (lógico que já conhecia), quando percebi que o francês Pain Perdu se tratava de um prato de fatia de parida, ou rabanada como os patrícios costumam chamar. Sim, fatia de parida, como chamamos em minha terra. E então, deliciei-me do prato. Traduzindo ao pé da letra, pain perdu significa pão perdido. Este é servido sobre creme Ingês, acompanhado de compota de pêras. Em casa, eu adaptei na minha receita a compota de morango e/ou cranberries. Imagine vocês que paguei por esta fatia de parida R$ 14,00, não esta da foto que quase nada me custou - home made. O referido restaurante fica em São Paulo e que quem tiver oportunidade de conhecer não vai se arrepender. O Ici Bistrô fica em Higienópolis, na Rua Pará, 36.
Assim, retomando ao início desta conversa, como ontem foi domingo e, domingo é dia de incursão na conzinha, fui então tentar reproduzir a receita clássica do PAIN PERDU, descrita logo abaixo.
Para o Pain Perdu:
  • 2 ou 3 fatias de pão dormido (de preferência brioche)
  • 3 ovos batidos com aproximadamente 3 colheres de sopa de açucar e 1 uma colher de chá de essência de baunilha e em seguida adicione aproximadamente 180 ml de leite

Modo de Preparo:

  • Encorporar, ou seja, misture as fatias de pão aos ovos batidos com os ingredientes acima citadados e frite estas fatias em uma frigideira com manteiga sem sal. Coloque em cima das fatias açúcar com canela e reserve.

Para o Creme Inglês:

  • 200ml de creme de leite ( uma caixinha) ou até mesmo o leite de vaca
  • 3 gemas
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo:

Esquete o creme de leite deixando-o morno. Bata com o auxilio de um fower as gemas e o açúcar e em seguida adicione a essência de baunilha. Adicione aos poucos o creme de leite, fora do fogo, as gemas batidas e continue batendo com o fower até formar um creme amarelo claro e levemente aveludado.

Para a arrumação do Prato:

Em verdade o que diferencia a fatia de parida ou até mesmo a rabanada do Pain pardu nada mais é do que a arrumação do prato. Colo sobre o prato o Creme Inglês e em seguida no meio do prato disponha a fatia de pão. Para dar um diferencial você pode usar uma compota de Pera como é servido originalmente no ICI BISTRÔ ou então pode usar compota de morango como na Glass House. Para a compota de morango adicionei ao fogo alguns morangos, açúcar e vinho do Porto ou vinho tinto de mesa e deixei reduzir este vinho. Para a compota de pera: 3 peras descascadas, 50 ml de licor de pera, manteiga sem sal e 3 colheres de sopa de açúcar. Derreta a manteiga e o açúcar até formar um caramelo claro. Coloque as peras e cozinhe por 5 minutos. Cubra com papel manteiga de deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que as pera fiquem macias. Retire do fogo e mexa com o licor até formar um purê. Disponha a compota de pera ou a de morango em cima da fatia de pão como na foto acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário